Notícias

Obras do BRT em Cuiabá-MT: Trânsito Prejudicado, mas Obras Aceleradas, Diz Deputado

Os bairros CPA e Coxipó, além das avenidas Beira Rio e Fernando Côrrea da Costa, são alguns dos locais afetados.
  • Categoria: POLÍTICA
  • Publicação: 03/10/2025 21:12
  • Autor: Redação
O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) afirmou que as obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) em Cuiabá estão aceleradas, apesar de prejudicarem o trânsito. 

A declaração foi feita durante fiscalização com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) na Avenida do CPA.

As obras do BRT ocupam regiões com tráfego intenso de veículos, causando transtornos inevitáveis, especialmente nas horas de pico. 

O BRT está sendo implantado para substituir o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), planejado para a Copa do Mundo de 2014, mas nunca finalizado. 

A licitação do governo estadual estimou um investimento de aproximadamente R$ 468 milhões. No entanto, a implantação do BRT não atendeu ao cronograma estabelecido devido a antigas gestões da Prefeitura de Cuiabá e ingerência da empreiteira.

Para minimizar o congestionamento de veículos, o deputado Diego Guimarães sugeriu que o Governo do Estado autorize os servidores a trabalharem em casa ou tenham expedientes com horários alternativos. 

Essa medida visa reduzir o fluxo de veículos nas principais vias da capital mato-grossense.

O Consórcio BRT tem 150 dias para finalizar o trecho que foi aberto na Avenida do CPA, sob pena de multa de R$ 54 milhões. 

As obras estão sendo retomadas com a concretagem das pistas e terraplanagem próximo ao Viaduto da Avenida Miguel Sutil,

Além do plantio de grama e implantação da ciclovia e pista de caminhada próximo ao Hospital do Câncer.